As orquídeas em paletes são uma tendência moderna em decoração, que traz mais colorido para o ambiente e a natureza para dentro de nossas casas e estabelecimentos.
Floreiras, ou jardins verticais feitos com paletes têm sido a solução para quem mora em apartamento, em casas menores em que não existe uma parte externa com metragem suficiente para ter uma área verde, ou pequenos comércios em meio às grandes cidades.
Também podem ser usados para criar um padrão de decoração mais barato e personalizado.
Como fazer uma floreira ou jardim vertical com paletes?
Os paletes são estruturas comuns em transportadoras, supermercados, feiras e outros locais onde o seu uso é necessário. No nosso país, eles geralmente são de madeira e servem para levar cargas pesadas de um lugar para outro.
Essas madeiras podem ser reaproveitadas para construir um jardim interno ou externo, que fará parte da decoração, otimizando o espaço. Podem ser instalados em paredes, ser construções de canto, em forma de cavalete, ou escada, que ficam no chão.
Existem muitos modelos de jardim de paletes. Inclusive, com um pouco de paciência é possível montar você mesmo o seu, com ajuda de alguns tutoriais da internet.
Como eles são materiais reaproveitados, sua montagem é de baixo custo. Eles podem ser personalizados de acordo com o seu gosto, combinando com o espaço em que será instalado. Além disto, as madeiras dos paletes podem ser usadas para construir
Orquídeas em paletes: por que escolher essas flores exóticas?
As orquídeas são plantas que possuem muita variedade, levando muitos a colecionarem suas espécies por causa das flores exóticas. São encontradas quase no mundo todo e a América Latina é o continente com mais espécies registradas. São amplamente utilizadas para ornamentar. Florescem cerca de duas vezes ao ano, mas isso pode variar.
Uma coisa importante do jardim feito com paletes é que as plantas exijam mais ou menos o mesmo tipo de umidade e iluminação, pois, desta forma, vai evitar que você se frustre por parte das plantas acabarem tendo problemas no crescimento, ou que precise deslocá-las durante parte do dia.
Quais os tipos mais comuns de orquídea para ter em paletes?
Vamos apresentar aquelas que são mais fáceis de se encontrar, com bons preços e fáceis de serem cuidadas. São espécies usadas na decoração e escolhidas por iniciantes, por terem uma floração bonita, chamativa e por sua longevidade.
Uma orquídea bem cuidada vai florir por anos!
- Cattleya
É encontrada em muitas partes do Brasil, mas também é utilizada em várias partes do mundo, pois possui muitas variedades híbridas, que crescem em ambientes diferentes.
É fácil de cuidar. Precisa de muita luz indireta, umidade e ventilação. O substrato precisa estar bem úmido e são resistentes às variações de temperatura. Entretanto, é preciso diminuir a rega, se o clima estiver muito frio, para que as raízes não apodreçam.
- Phalaenopsis ou orquídea borboleta
Com certeza, você conhece a orquídea Phalaenopsis. Ela é uma das preferidas para se presentear, pois a floração pode durar até três meses. Elas preferem o clima mais quente, ou seja, é ideal para ter dentro de casa.
- Orquídea chocolate ou Chuva de ouro
Oncidium é o nome científico da Chuva de ouro. Ela é ideal para ambientes internos e externos. É perfumada e tem uma floração bonita, que pode ser amarela, branca, marrom etc.
A Oncidium sharry baby, ou orquídea chocolate, possui um cheiro característico de cacau, com um perfume parecido com chocolate. São muito procuradas pelo seu aroma, pela facilidade de cuidar e flores chamativas (que possuem uma cor marrom, puxando para o vinho).
É muito usada por quem está começando a cuidar de orquídeas, porque basta deixar o substrato bem úmido, mantê-la em local ventilado e com sombra. Pode pegar um pouco de sol, mas com cuidado.
Dicas para manter suas orquídeas saudáveis nos paletes
- Boa iluminação
Fique de olho na cor das folhas da planta! Se elas estiverem muito amarelas, significa que estão pegando muito sol. Caso elas comecem a escurecer muito, quer dizer que tem iluminação de menos. O ideal é que elas recebam bastante iluminação indireta, ou seja, que estejam em meia sombra. Por isso, fique de olho no local que você vai escolher para colocar o seu jardim vertical.
- Ventilação
As orquídeas gostam de locais bem ventilados, mas não as deixe pegar ventos fortes, pois elas na natureza ficam próximas às árvores. A ventilação ajuda a manter a sua orquídea saudável, com folhas sem manchas, longe de fungos que possam apodrecer a planta.
Então, não coloque as plantas muito próximas. Deixe um espaço entre elas para que elas possam crescer saudáveis.
- Adubação
Procure em floriculturas substratos ideais para as orquídeas. É fundamental que elas possuam adubação regular, mas em quantidade adequada (nem muito, nem pouco) para se manterem saudáveis e ter uma boa floração.
- Substratos de drenagem rápida
Cuidado ao escolher o que colocar nos vasos ou cachepot das orquídeas, para que não acumule água. Se isto acontecer, as raízes das suas orquídeas em paletes vão apodrecer.
Outro ponto importante é esterilizar os objetos que você for usar para podar e cuidar das plantas. Elas são muito sensíveis e podem ser contaminadas por fungos, cochonilhas e pulgões.
Mas não precisa se preocupar, mantenha o local limpo e vai ficar tudo bem com sua orquídea! Com todas estas informações, você já pode cultivar as suas orquídeas em paletes e ver o ambiente ficar mais verde e perfumado.