Como cultivar orquídeas oncidium com exito e fazer com que elas fique bonitas e saudáveis? Também tínhamos estas duvidas e fomos procurar as respostas, confira a seguir 03 cuidados básicos com as orquídeas oncidium.
As orquídeas Oncidium, também conhecidas como “Senhoras Dançantes”, são plantas muito populares conhecidas há séculos.
As orquídeas de Oncidium estão entre as orquídeas mais diversificadas do mundo. Uma das cultivadas mais famosas é Oncidium kramerianum, originária da Colômbia e do Equador.
Esta é chamado de “orquídea borboleta” por causa de suas flores douradas com sardas castanhas. Outra popular é Oncidium conhecida como “Sharry Baby”. Já falamos aqui na página sobre a Sharry Baby, conhecida como Orquídea Chocolate.
As orquídeas de Oncidium estão entre as flores mais populares que muitos amantes de orquídeas desejam saber como cuidar delas. Elas são frequentemente descritas como temperamentais e difíceis de crescer.
No entanto, com os cuidados adequados, é possível cultivá-las com relativa facilidade. É importante saber o que fazer e o que NÃO fazer para poder desenvolver essas orquídeas lindas com sucesso.
1 – Cuidados básicos com a rega
É importante saber como regar sua orquídea oncidium. O excesso de água, bem como a desidratação são erros comuns. As oncidiuns geralmente têm requisitos de água diferentes durante diferentes estágios de seu crescimento, mas uma regra geral é que elas nunca devem estar sobrecarregadas.
De um modo geral, essas orquídeas requerem mais água quando estão começando a crescer e começando a florescer. Este é o único estágio em que elas requerem bastante água que deveria ser fornecida. Após este estágio, é melhor fornecer menos água.
As raízes da orquídea realmente amam a água, mas o truque é proporcionar uma drenagem adequada, se você notar que o substrato está completamente seco, geralmente é um sinal de que você deve regar sua orquídea de novo.
2 – Cuidados básicos com a luz
Orquídeas Oncidium são específicas quando se trata de requisitos de luz. Depende da sua fase de crescimento, bem como da época do dia e da estação. Quando elas começam a crescer e florescem, elas precisam de luz solar direta por várias horas por dia.
Uma vez que elas começam a florescer e dar flores, é importante mover sua orquídea para um lugar mais frio, sem a luz solar direta. Muita luz solar direta pode realmente queimar as flores. De um modo geral, é melhor manter sua orquídea em um ambiente semi-sombreado para semi-ensolarado.
Além disso, note que alguns híbridos oncidium são diferentes. Eles muitas vezes exigem luz filtrada para se desenvolver e prosperar.
3 – Cuidados básicos com os níveis de umidade
As Oncidiuns precisam de níveis específicos de umidade. Essas plantas adoram a umidade, então o ideal é, na verdade, entre 55% e 75%. Certifique-se de que os níveis de umidade nunca estejam abaixo de 40%. Você sempre pode aumentar a umidade, organizando uma cama de seixos com água em uma bandeja abaixo da orquídea.
Então você gostou destas informações? Caso você tenha fatos interessantes sobre orquídeas, conte aqui pra nós.
Agora uma última informação: Você quer mais conteúdos informativos e surpreendentes como este, quer saber mais de como cuidar e cultivar orquídeas? Clique no link abaixo, é a sua oportunidade de saber mais sobre as orquídeas, de multiplicar os seus conhecimentos.
Como Cuidar de Orquídeas Curso Completo de Orquídea em Video + Manual do Professor Alberto Schumman, mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas.