Não deveria ser surpresa que haja fatos surpreendentes sobre as orquídeas. Mais há, a seguir você vai conhecer 5 fatos interessantes sobre as orquídeas.
O gênero das orquídeas é antigo, generalizado e diversificado. Algumas espécies podem sobreviver até 100 anos. As orquídeas tem a maior variedade de flores do mundo com um número oficialmente documentado de mais de 25 mil espécies.
Pesquisadores e cientistas suspeitam que existem mais espécies desconhecidas nas áreas tropicais. Por outro lado, os horticultores hibridizam a flor para criar novas espécies que não ocorrem na natureza, gerando algumas das espécies mais populares da planta.
1 – Diversidade no tamanho
O tamanho das orquídeas depende da espécie. Elas podem ser pequenas como uma moeda de um centavo ou extremamente grandes.
Grammatophyllum são orquídeas de tamanho médio a grande, incluindo a orquídea gigante (Grammatophyllum speciosum), que se acredita ser a maior espécie de orquídea existente. Itspseudobulbscan pode atingir um comprimento de 2,5 m.
Recententemente o pesquisador Carlos Eduardo de Siqueira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), descobriu a orquídea com a menor flor do planeta, nominada como Campylocentrum insulare. Antes, se acreditava que a Plztystele jungermannioides fosse a orquídea mais pequena do mundo.
As plantas de orquídeas podem se transformar em gigantescos grupos que pesam de várias centenas de quilogramas a uma tonelada. As raízes formam feixes espetaculares.
2 – As orquídeas têm uma simetria semelhante às faces humanas
Muitas das razões pelas quais as orquídeas são tão difundidas é, em parte, a afinidade dos seres humanos e o desejo de cultivá-las. Cada flor de orquídea é bilateral simétrica, o que significa que ela pode ser dividida em duas partes iguais.
Esta simetria pode ser uma das causas do porquê as pessoas adoram as orquídeas. Um rosto humano apresenta a mesma simetria bilateral. Então, se uma linha é desenhada verticalmente pelo meio da flor, as duas metades são imagens espelhadas umas das outras.
3 – As orquídeas são mestres da ilusão
As partes reprodutivas de muitas flores de orquídeas são moldadas e coloridas para se parecer com o tipo de inseto que elas esperam atrair. Uma vez que o inseto está interessado, o pólen da orquídea adere-se ao inseto até que ele voe para encontrar outra orquídea, garantindo assim a polinização.
A Ophrys apifera, mais conhecida como Bee Orchid, atrai abelhas do sexo masculino com o seu cheiro sedutor e a aparência das abelhas.
Quando uma abelha masculina se aproxima da flor para se acasalar, ela fica coberta de pólen e é enviada para polinizar a próxima orquídea que ela visita.
4 – Os cientistas encontraram o pólen de orquídeas fossilizadas na parte traseira de uma abelha
O pólen de uma orquídea antiga foi encontrado na parte traseira de uma abelha envolta em âmbar, conforme detalhado em um estudo de 2007 na revista Nature. O fóssil foi datado de cerca de 10 milhões ou 15 milhões de anos atrás.
Algumas pesquisas datam algumas espécies de orquídeas de até cerca de 120 milhões de anos atrás, antes que os continentes se dividissem em sua forma atual.
Duas espécies de orquídeas, cujos habitats naturais estão a milhares de quilômetros de distância, estão realmente intimamente relacionadas. Os cientistas pensam que as plantas provavelmente tiveram um antepassado comum antes de serem separadas pela divisão continental.
5. A baunilha é extraída de uma espécie de orquídea
Uma das espécies mais populares de orquídeas, a planta de baunilha é extraída da vagem da Vanilla planifolia, que é uma espécie de orquídea.
Então você gostou destas informações? Caso você tenha fatos interessantes sobre orquídeas, conte aqui pra nós.
Agora uma última informação: Você quer mais conteúdos informativos e surpreendentes como este, quer saber mais de como cuidar e cultivar orquídeas? Clique no link abaixo, é a sua oportunidade de saber mais sobre as orquídeas, de multiplicar os seus conhecimentos.
Como Cuidar de Orquídeas Curso Completo de Orquídea em Video + Manual do Professor Alberto Schumman, mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas.