Existem pelo menos cinco tipos de pragas que causam problemas para os cultivadores de orquídeas, escamas, trips, ácaros, caracóis e lesmas. Mas a pergunta mais frequente de quem cultiva orquídeas é: Como liquidar lesmas e caracóis das orquídeas? Na natureza, essas pragas raramente matam orquídeas, lá a planta está perfeitamente adaptada.
No ambiente doméstico, sem predadores naturais a situação é bem distinta. Além disso, no ambiente doméstico muitas vezes as orquídeas sofrem com os excessos de umidade, falta de nutrição adequada e luminosidade inadequada.
Principais ameaças a sua orquídea
Lesmas e caracóis
Os caracóis de orquídea são moluscos muito pequenos que se escondem no meio do vaso durante o dia, rastejam à noite e comem as novas pontas de raízes de muitas espécies de orquídeas. Outros caracóis e lesmas maiores parecem ser muito mais facilmente controlados com iscas prontamente disponíveis, mas essas criaturas não parecem atraídas por elas.
Quando as lesmas e o caracóis se alimentam, raspam com milhares de pequenos dentes chamados de rádula. Assim como um arquivo, raspam e destroem o tecido vegetal.
Tripes ou trips
São insetos de corpo macio do tamanho de um pulgão. Eles mastigam as folhas e flores das orquídeas. Eles são capazes de espalhar doença e fungos de planta para plantas.
Pulgões
Pulgões ou piolhos-das-plantas são insetos diminutos, que são de cor verde, amarela ou preta e que se alimentam da seivade plantas. Eles constituem cerca de 250 espécies e são sérias ameaças para a agricultura, flores e jardinagem. Eles agem sugando a seiva das plantas.
Insetos minúsculos que são de cor verde, amarela ou preta, que se reúnem em pontos macios e novos da planta para sugar os sucos vegetais.
Eles podem ser removidos, levando sua planta para uma pia e enxaguando com água corrente para removê-los. Se sua planta é muito grande e pesada, você pode usar o sabão inseticida.
Muitos cultivadores de orquídeas tem as seguintes dúvidas: Qual é o controle mais efetivo contra pragas? Qual é o produto mais seguro para combater-las?
Nem sempre as respostas são simples, mas então somos lembrados que cada produto é potencialmente perigoso se usado de forma inadequada.
Observar constantemente as orquídeas para ver se elas têm pragas ajuda a solucionar o problema rapidamente quando aparece. Medidas preventivas são sempre mais eficientes e econômicas que as curativas. Então, fique de olho nas suas orquídeas.
Prevenções para liquidar lesmas e caracóis das orquídeas
Antes de fazer as podas acostume-se a esterilizar a tesoura e a faca passando o utensílio na chama do fogão, vela ou isqueiro. Mantenha o local onde suas orquídeas estão sempre limpo, longe de lixeiras ou situações que indique abandono.
O ambiente ao redor deve ser lavado frequentemente com escova, água e sabão e se preciso desinfete com produtos à base de cloro. A seguir, vamos ver 03 formas de eliminar lesmas, caracóis e outras pragas das suas orquídeas sem o uso de produtos tóxicos.
#1 Usando uma mangueira de jardim
Use uma mangueira de jardim para gerar um fino jato de água, que jateei insetos ou determinadas pragas de folhas ou rizomas.
Este método funciona especialmente para a escala, que é uma séria praga para muitos tipos de orquídeas. Este processo funciona bem em praticamente todos os tipos de orquídeas.
#2 Usando cerveja
Já ouviu a frase: “afogar os problemas na bebida”? Pois sim, você pode tentar a cerveja para eliminar lesmas e caracóis. Não é só o Zeca Pagodinho que gosta de uma cerveja, elas também apreciam. Coloque um pequeno prato (pires) de cerveja perto da planta, o cheiro irá atraí-las, evitando que se aproxime da orquídea.
Lembre-se de colocar o prato baixo o suficiente para que as lesmas possam entrar neles com facilidade. Mas caso você não goste do cheiro de cerveja você pode tentar o método seguinte.
# 3 Usando um fio de cobre
Você pode usar um fio de cobre para revestir a base dos vasos ou o fundo. As barreiras de cobre são de uso comum para os jardineiros. O cobre causam nas lesmas e caracóis um leve choque, causando incomodo, então a principio eles vão evitar o local.
Isto vai surtir efeito para uma planta ainda não contaminada, e aquelas onde lesmas e caracóis fazem a festa internamente, vivendo no próprio vaso de orquídea, entre as raízes? Então elas não precisam ir muito longe para devorar sua planta.
Ademais, o fio e a folha de cobre tendem a repelir as lesmas, mas elas são criaturas inteligentes o suficiente para encontrar rotas alternativas de acesso. Elas podem avaliar que o desconforto temporário vale a pena em vista do banquete.
Além destas 03 formas para liquidar lesmas e caracóis das orquídeas, você pode usar uma folha de alface para atraí-los e depois elimine-os manualmente.
Então, você gostou destas dicas? Como você faz o controle de pragas junto as suas orquídeas? Conte aqui para nós, para que outras pessoas saibam da sua experiência.