As orquídeas Oncidium estão entre as orquídeas mais diversas do mundo, elas também são conhecidas como “Senhoras dançantes”. Uma das oncidiuns mais famosas é a Oncidium kramerianum, originária da Colômbia e do Equador. Ela é chamada de “orquídea borboleta” por causa dos dourados de suas flores e sardas castanhas.
Outra Oncidium extremamente popular é a “Sharry Baby”, conhecida como Orquídea Chocolate, ela tem um aroma adocicado e lembra o aroma do chocolate branco.
As orquídeas de Oncidium dão flores geralmente uma vez por ano. As flores são muito coloridas, variando de branco a vermelho escuro. As flores são muitas vezes descritas como asas de borboleta ou senhoras dançantes.
As orquídeas de Oncidium são frequentemente descritas como temperamentais e difíceis de crescer. No entanto, com o cuidado adequado, é possível cultivá-las com relativa facilidade.
É importante saber o que fazer e o que NÃO fazer para poder desenvolver essas maravilhosas orquídeas com sucesso.
Condições específicas para o cultivo de Oncidium
Solo: é melhor usar casca desfiada, fibra ou raiz de osmunda. Mantenha o substrato uniformemente úmido, embora seja melhor ocasionalmente permitir que ele fique quase seco. É imperioso saber quando regar sua orquídea.
O excesso de água, bem como a desidratação são erros comuns. As oncidiuns geralmente tem requisitos de rega diferentes durante os estágios do seu crescimento, mas atente que elas nunca devem ser sobrecarregadas.
Geralmente as oncidiuns requerem mais água quando estão começando a crescer e começando a florescer. Se acaso você notar que que o composto superior está completamente seco, geralmente é um sinal de que você deve regar a sua orquídea novamente.
Condições de luz
A luz insuficiente é uma das principais causas das orquídeas que não conseguem florescer. Diferentes tipos de orquídeas precisam de diferentes níveis de luz.
Os requisitos de luz das orquídeas oncidium depende da sua fase de crescimento, bem como da época do dia e da estação. No crescimento e na floração elas precisam de luz solar direto por várias horas por dia.
Fora destas circunstâncias, as oncidiuns requerem condições de meia sombra a semi-ensolaradas. Para identificar se a planta está recebendo os níveis adequados de luz, basta atentar para a sua folhagem, uma coloração verde média é ideal.
Quando elas começam a florescer, é importante mover sua orquídea para um lugar mais protegido do sol. Muita exposição a luz solar pode queimar as flores.
Uma vez que elas começam a florescer e dar flores, é importante mover sua orquídea para um lugar mais frio, sem a luz solar direta. Muita luz solar direta pode realmente queimar flores.
Você gostou deste artigo? Comente relatando a sua experiência para que mais pessoas sejam ajudadas. Compartilhe esta informação, avalie a nossa página Como Cuidar de Orquídeas, afinal fazemos com zelo e dedicação para divulgar boas informações.
Que tal um curso completo ensinando passo a passo como cuidar de orquídeas? Você vai se surpreender com a didática de Alberto Schumman, respeitado cultivador de orquídeas com mais de 20 anos de experiência no cultivo de orquídeas.