A poda é um cuidado básico de quem tem orquídeas e quer ter uma planta sempre saudável, com um bom desenvolvimento e exuberante. Então você pode estar se perguntando: quando devo podar as minhas orquídeas Phalaenopsis? Sempre que for necessário, você deve podar orquídeas para remover folhas mortas, caules e raízes mortas ou contaminadas.
É uma ótima ideia cortar o tecido afetado em caso de infecções bacterianas e fúngicas, preservando o tecido saudável. A poda evita a progressão da doença.
Às vezes, o tecido morto também pode abrigar pragas de insetos. Uma vez que você percebe que a haste está com uma cor amarela a acastanhada e obviamente não há sinais de que sua orquídea produza mais flores, este é o momento de podar!
Fazendo a poda em orquídeas Phalaenopsis
Diferentes tipos de orquídeas requerem diferentes métodos de poda. No entanto, vamos falar da poda em orquídeas Phalaenopsis.
Quando a Phalaenopsis haver passado pela floração e todas as flores desapareceram, você pode fazer a poda. Corte o caule das flores em cerca de uma polegada de distância da haste principal. Faça o corte limpo e uniforme.
Se houver algum lugar na haste que se tornou amarelo ou amarronzado, corte-as completamente para que a planta continue a crescer de forma mais saudável.
Remova a orquídea de seu pote. Elimine as raízes mortas ou danificadas. Replante a orquídea em uma panela maior todos os anos para que ela tenha mais espaço para crescer.
Use ferramentas esterilizadas ao podar orquídeas. Caso contrário, se a ferramenta não estiver esterilizada, pode se espalhar doenças entre as plantas. Use água sanitária ou faça qualquer outro tipo de esterilização para deixar a ferramenta apta para o uso.
Certifique-se de ter tesouras de poda afiadas para usar em sua orquídea. Quanto mais afiadas forem as tesouras, mais limpo e produtivo será o corte. Um corte limpo faz uma orquídea mais saudável.
Enquanto a orquídea ainda está florescendo, corte as flores que estão desaparecendo. A remoção das flores de orquídeas que terminaram não só manterá sua planta perfeita, mas aumentará sua vitalidade.
Poda em Orquídea Dendrobium
Se a sua orquídea é de tipo Dendrobium, o corte é um pouco diferente. Apare as flores enquanto elas desaparecem, mas deixam a haste. No próximo ano, ela florescerá no mesmo talo.
Uma advertência necessária: As pessoas fazem a poda em árvores e arbustos para incentivar o crescimento compacto e racional. Isso não funciona com orquídeas.
A poda não é uma boa maneira de manter uma orquídea pequena. Se você cortar parte de uma folha, o resto da folha morre. E cortar em um pseudobulbo vivo fará muitos danos!
Use apenas ferramentas de corte estéreis ao cortar orquídeas. Caso contrário, você espalhará doenças , possivelmente incluindo vírus incuráveis, de planta em planta. Você gostou deste artigo, ele foi útil e trouxe informações confiáveis a você? Comente e compartilhe, vamos multiplicar esta informação.
Você pode ter acesso a mais dicas e informações de como cultivar orquídeas phalaenopsis, com o Guia Especial de Cultivo de Orquídeas Phalaenopsis.
O Guia Especial de Cultivo de Orquídeas – Phalaenopsis apresenta, com riqueza de detalhes, tudo que você precisa saber para cultivar essa maravilhosa planta que conquistou o mundo inteiro.
Com ele você saberá todas as necessidades das Phalaenopsis, tais como a temperatura ideal, iluminação, irrigação, aeração e ventilação, substratos, adubação, entre outras.
O guia mostra também quais são os principais problemas de cultivo enfrentados e suas soluções (folhas murchas, pragas, doenças e outros assuntos.